24 março 2013

Dicas para um Template/Layout Agradável


Oi pessoal, hoje eu trago algumas dicas que vão te ajudar na hora de desenvolver o template ou layout ideal, antes vamos ver o básico de coisas que você precisa saber pra entender um pouco mais na hora de desenvolver o estilo do blog ou até mesmo na hora de pesquisar algo para inserir no blog.


CSS - CSS são os códigos de design, como a definição do estilo de fonte, das cores, das margens, dos fundos, etc. Alguns sites que fornecem tutoriais e códigos CSS para blog:

   • Maujor
   • ABP Soft
   • Tumble Tricks
   • border-radius
   • Tabela de Cores CSS
   • Tabela de Cores CSS (RBG)

HTML - Você precisa saber um básico de HTML, na verdade na maior parte do design você vai usar o CSS, mais aqui vão alguns sites que ensinam o uso do HTML.

   • Primeiros passos com HTML + CSS - Maujor
   • Apostila: CURSO BÁSICO DE HTML
   • Apostila: Apostila Webdesign - IDEPAC

Layout e/ou Template

Qual a diferença entre layout e template? Por que devo saber?

Layout - Layout é a parte da página que define as cores das letras, as fontes, o estilo das imagens, os fundos e etc. Usamos layout para definir o design, nesse caso usamos mais o CSS.

Template - Template são os tamanhos, as posições do banner, da sidebar, de determinado widget. O tamanho das margens etc. Nós usamos tanto o CSS quanto o HTML.

Por que saber a diferença? - Por que na hora de pesquisar sobre determinada coisa você vai saber como e onde achar.


Edição de imagens

É muito importante saber um pouco sobre alguns programas de edição, como Photoshop, Photofiltre, Photoscape, etc. Se você começar a usar, é mais fácil, com o tempo, você se aperfeiçoar.
Aqui vão algumas apostilas de tutoriais para edição de imagem:


Dicas Importantes

Organização - É muito importante ter um blog organizado, para que o leitor não se perca na bagunça e saia do blog.

Cores - As cores de um blog geralmente são as mais importantes, até por que ninguém gosta de visitar um blog que usa mistura de cores como por exemplo: Amarelo no banner, verde na sidebar, azul no fundo dos posts, rosa nas letras e um bacalhau completo. Então escolha sempre no máximo três cores, pra não ficar bagunçado e nem "poluído".

Ilustrações - Nas postagens é muito importante você ilustrar, para que o texto não se torne cansativo de ler, com mais imagens de boa resolução e uma boa edição elas ficam bem bacanas, a postagem não se torna cansativa.

Postagens - É muito importante que você tenha uma boa ortografia, por que ninguém gosta de ler um texto doido e até difícil de entender. Se o texto for grande mantenha justificado, para parecer mais organizado.

Banner - Para o banner, ou a cabeça do blog, use cores agradáveis cores que combinem com você. É muito importante um banner ilustrado, se o seu blog falar sobre diversidade.

Essas foram algumas dicas para o seu template parecer mais agradável e profissional.

1 comentários:

  1. Malu amei sua Dica. O Maujor é um site ótimo. Tou aprendendo muita coisa! Você está super certa, é assim um layout de verdade. Faz depois um tuto ensinando á como fazer um rodapé personalizado... Bjos da Estela!
    Eu Amo Glitter Visita se puder?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, lembre-se vou retribuir cada visita com o tempo, então por favor, se for comentar comente sobre o post!

 

Copyright © Princesa Indelicada | Por Malu Aguiar